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Irecê, Bahia, Brazil
O que eu sinto, eu não ajo. O que ajo, não penso. O que penso, não sinto. Do que sei, sou ignorante. Do que sinto, não ignoro. Não me entendo e ajo como se me entendesse. (Clarisse Lispector)

Me envolva toda em seus braços,e eu serei o perfeito AMOR ...

Eu,por eu mesma.

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Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...Ou toca, ou não toca.

Dificuldades de aprendizagem.








Em primeiro lugar é preciso ressaltar que dislexia não é uma doença, mas um distúrbio com um série de caracteristicas, que se torna evidente na fase de alfabetização, geralmente são crianças inteligentes porém apresentam dificuldades em aprender, a colocação das letras em uma palavra, por algumas vezes troca-lhe a ordem, deixar palavras ao meio ou não terminara palavra, associar a ordem das letras e o som que simbolizam.
A criança com dislexia não é menos desenvolvida que as demais, o que acontece é que ela se desenvolve de maneira diferente, como o ritmo e sua velocidade de aprendizagem, cabe ao professor observar em sala de aula o desenvolvimento de apredizagem das crianças, depois encaminhar a criança  que apresenta alguma dificuldade, para uma equipe especializada como fonoaudióloga, psicológa e psicopedagoga, para ser diagnósticada ou não a dislexia.
Os disléxicos são geralmente muito complexos, pouca auto-estima e muita necessidade de atenção. É preciso que os professores estejam preparados para ensiná-los de maneira que eles consigam aprender. 

"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender."
ABD - Associação Brasileira de Dislexia.






Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.

Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.

Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.


Sinais de Alerta

Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada (vide adiante), mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".

Haverá sempre:

• dificuldades com a linguagem e escrita ;
• dificuldades em escrever;
• dificuldades com a ortografia;
• lentidão na aprendizagem da leitura;

Haverá muitas vezes :
• disgrafia (letra feia);
• discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
• dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;
• dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;
• dificuldades para compreender textos escritos;
• dificuldades em aprender uma segunda língua.

Haverá às vezes:

• dificuldades com a linguagem falada;
• dificuldade com a percepção espacial;
• confusão entre direita e esquerda.




Autoras:Dafne Araújo,Nelcimare Duarte,Zulene Buique.

A arte de viver é a arte de conviver.

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