Jesus - Meu melhor amigo.

Jesus - Meu melhor amigo.

Olá,você é o visitante n°

Contador de visitas
Minha foto
Irecê, Bahia, Brazil
O que eu sinto, eu não ajo. O que ajo, não penso. O que penso, não sinto. Do que sei, sou ignorante. Do que sinto, não ignoro. Não me entendo e ajo como se me entendesse. (Clarisse Lispector)

Me envolva toda em seus braços,e eu serei o perfeito AMOR ...

Eu,por eu mesma.

Eu,por eu mesma.
Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...Ou toca, ou não toca.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Estrutura Curricular do curso de Letras.

Estrutura Curricular
___________________________________________________________________

1º Semestre

Estudos Filosóficos – 45h
Ementa: Reflete sobre o desenvolvimento das correntes filosóficas no Ocidente, enfatizando a influência da Filosofia clássica na constituição do pensamento contemporâneo e sua importância para a compreensão da natureza e da sociedade humanas, bem como para o desenvolvimento de princípios libertários e éticos na prática pedagógica e no cotidiano.
Significação e Contexto – 60h
Ementa: Estuda os processos semânticos e analisa a relação do significado com o contexto, considerando as abordagens da semântica, da pragmática e da lexicologia.
Práticas Pedagogicas I – 90h
Ementa: Discute e analisa o conceito de educação, as políticas públicas em Educação e a influência das diversas tendências pedagógicas brasileiras nas práticas metodológicas do ensino de língua portuguesa e de literatura com o objetivo d de estabelecer a efetiva relação entre a teoria, a prática e a pesquisa, confrontando os diversos períodos e as mudanças que tenham se efetivado nas escolas, principalmente no que se refere à ministração dos conteúdos de língua e literatura.
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa I – 45h
Ementa:
Introdução da Metodologia da Pesquisa. Leitura e análise crítica de textos científicos.
Estrutura e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos (esquema, fichamento, resumi etc.). normas para elaboração de trabalhos científicos e acadêmicos. (ABNT). Elaboração de roteiros para apresentação de seminário. Estudo interdisciplinar do tema norteador: Linguagem e significação. Orienta e articula a socialização dos trabalhos realizados durante o semestre
Estudos Teóricos do Texto Literário – 60h
Ementa: Estudo dos elementos constitutivos do texto literário, sua linguagem, sua forma, sua classificação, sua distribuição em gêneros, bem como seu transbordamento e rasuras.
Leitura e Produção de Texto – 60h
Ementa: Ocupa-se das estratégias de leitura e produção de textos orais e escritos, considerando os aspectos formais e estilísticos e sua relação contextual e situacional.
Estabelecimento dos Estudos Lingüísticos – 60h
Ementa: Estuda a linguística no seu percurso histórico – dos gregos e contemporaneidade. Analisa as contribuições das diversas teorias lingüísticas para a investigação dos usos da língua.
___________________________________________________________________

2º Semestre

Prática Pedagógica II – 105h
Ementa: Discute o planejamento, a relação professor-aluno e a avaliação, vivenciando situações de ensino-aprendizagem de temas lingüísticos e literários relacionados aos conteúdos abordados na Educação Básica.
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa II – 45h
Ementa: Fundamentos da metodologia científica. Técnicas para elaboração e trabalhos científicos e acadêmicos. Normas para elaboração de trabalhos científicos. (ABNT) (Resenha). Elaboração e apresentação de seminários (teoria e prática). Estudo interdisciplinar do tema Norteador: Linguagem e Ideologia. Orienta e articula a socialização dos trabalhos realizados durante o semestre.
Morfologia e a Construção do Significado – 60h
Ementa: Estuda a constituição mórfica da língua portuguesa, comparando abordagens diversas sobre os processos de flexão e de formação de palavras e sobre os critérios que definem e distinguem as categorias gramaticais, visando a sua aplicabilidade tanto à pesquisa quanto ao ensino da língua.
Tradição e Ruptura em Literaturas de Língua Portuguesa – 60h
Ementa: Estudos das formas diferenciais de tradição formal e/ou civilizatória nas literaturas de língua portuguesa, bem como as forças históricas, sociais e estéticas que motivaram suas rupturas, seja elas internas e/ou externas ao sistema literário.
Estudos Sócio-Antropológicos – 45h
Ementa: Estuda e analisa a formação dos grupos sociais, utilizando a fundamentação da sociologia e da antropologia para estabelecer a sua influência nas diversas manifestações da linguagem.
Estudo da Produção Literária no Brasil – 45h
Ementa: Estudo da produção literária brasileira, considerando o contexto sociocultural, histórico e estilístico dos textos selecionados para compreender a questão da identidade nacional em suas diferentes concepções, bem como a dialética localismo X universalismo
Componente Adicional – 30h
Ementa:
___________________________________________________________________

3º Semestre

Estudos Epistemológicos da Aprendizagem – 60h
Ementa: Estuda as principais teorias de aprendizagem e suas concepções a respeito do homem e de sua formação como sujeito, analisando os processos envolvidos na aprendizagem, a fim de viabilizar um trabalho educacional
Prática Pedagógica III – 105h
Ementa: Estuda as diferentes formas de Planejamento educacional, Pedagogia de Projetos, Projetos Pedagógicos. Discute as diferentes teorias de currículo numa perspectiva Histórica e suas interferências no ensino de Língua portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa III – 45h
Ementa: Discute as inter-relações entre os tipos de conhecimentos e de pesquisa científica na estruturação da ciência. Normas NBR/ ABNT. Orienta a construção de trabalhos científicos e acadêmicos e introdução e elaboração de artigos científicos. Estudo interdisciplinar do tema norteador: Múltiplas Linguagens. Orienta e articula a socialização dos trabalhos realizados durante o semestre.
Construção do Sentido no Texto Literário – 60h
Ementa: Estuda as várias possibilidades de leitura que o texto Literário oferece, oportunizando ao aluno, a partir da sua sensibilidade e das suas experiências pessoais, efeito de fluição estética que as diversas linguagens são capazes de produzir.
Relações Sintáticas na Língua – 60h
Ementa: Estuda a organização sintática da língua portuguesa, observando as relações morfossintáticas entre os elementos da estrutura frasal e as considerações de gramáticas diversas, correlacionando esses conteúdos aos trabalhos no ensino básico bem como levantando temas que possam ser objetos de investigação científica.
O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil – 60h
Ementa: Estuda o estético e o lúdico  na literatura infanto–juvenil, analisando a relação entre o imaginário e a realidade. Discute os conceitos, a história e as condições de produção e recepção do texto, tanto da linguagem oral, quanto da linguagem escrita.
Literatura e Outras Artes – 45h
Ementa: Analisa as relações intersemióticas dos diferentes textos, verificando o cruzamento de leituras e concebendo a literatura com um texto/signo entre muitos outros da expressão artística na comunidade humana.
___________________________________________________________________

4º Semestre

Prática Pedagógica IV – 105h
Ementa:Discute as Tecnologias da Comunicação e Informação com ênfase em Educação à Distância na ensino de Língua Portuguesa e Literaturas. Estuda a Ludicidade no processo de mediação da aprendizagem, bem como as metodologias no ensino de Língua Portuguesa e Literaturas.
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa IV – 45h
Ementa: Estuda o Método Científico na Educação. Orienta para a construção de trabalhos científicos e acadêmicos; Estrutura de Relatórios (diversos tipos). Normas para a elaboração de trabalhos científicos (ABNT). Estudo Interdisciplinar do Tema Norteador: Linguagem e Sociedade. Orienta e articula a socialização de trabalhos desenvolvidos durante o semestre.
Psicologia e Educação – 30h
Ementa: Aborda as contribuições das relações entre Psicologia e Educação para uma fundamentação científica do estudo dos fenômenos educativos escolares: a sua compreensão e explicação, o planejamento e execução de ações educativas mais enriquecedoras e eficazes e os esforços para resolver dificuldades e problemas que surgem de mudanças intrapessoais e dos conhecimentos relativos aos processos de comunicação interpessoal, mediante os quais se exercita, em parte, a práxis pedagógica.
Texto e Discurso – 60h
Ementa: Estuda o processo de construção de textos diversos (orais e escritos) numa perspectiva de articulação entre o componente lingüístico, o histórico-social e ideológico.
Cânones e Contextos na Literatura Brasileira – 60h
Ementa: Estudo de obras e autores cuja permanência se sustenta na reiteração de leituras e revisões críticas ao longo do tempo, tendo em vista o contexto sócio-cultural.
Estudos Fonéticos e Fonológicos – 60h
Ementa: Estuda a constituição fonético-fonológica da língua portuguesa, considerando as diferentes realizações fonéticas e destacando a importância da sua compreensão no processo de aprendizagem da escrita.
Diversidade Lingüística – 45h
Ementa: Estuda a diversidade da língua portuguesa enfocando as abordagens da Sociolingüística e da Dialectologia, com ênfase na diferenciação dialetal do português brasileiro.
___________________________________________________________________

5º Semestre

Seminário Interdisciplinar de Pesquisa V– 45h
Ementa:Estuda as tendências contemporâneas na pesquisa educacional. Orienta a construção de projetos de pesquisa. Normas para a elaboração de trabalhos científicos (ABNT). Estudo  interdisciplinar do tema norteador: Linguagem e História. Orienta e articula a socialização dos trabalhos desenvolvidos durante o semestre.
Estágio I – 105h
Ementa: Discute os objetivos e metodologias do ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental, de 5ª. à 8ª. séries e Ensino Médio. Além disso, desenvolve observações e análises das práticas pedagógicas escolares e de outros aspectos educativos, visando à elaboração de projetos de ensino e extensão.
Cânones e Contexto na Literatura Portuguesa – 60h
Ementa: Estudo de obras e autores portugueses cuja permanência se sustenta na reiteração de leituras e revisões críticas ao longo do tempo, tendo em vista o contexto sócio-cultural.
Constituição das Línguas Românicas – 45h
Ementa: Estuda as transformações que o latim sofreu em sua evolução para as línguas românicas, considerando-se os aspectos fonético-fonológicos, morfossintáticos e lexicais.
Literatura e Cultura Afro-brasileira – 60h
Ementa: Estuda Textos de Literatura de Língua Portuguesa que aborda a questão étnico racial, visando o resgate e a valorização do povo negro, assim como a sua contribuição para a formação da cultura brasileira.
Língua e Cultura Latinas– 60h
Ementa: Estuda a sócio-história e a expansão da Língua Latina, analisando sua estrutura interna e direcionando-a para a compreensão do Português, assim como a contribuição dos Romanos nos aspectos Lingüísticos e Culturais.
Estudo da Ficção Brasileira Contemporânea – 60h
Ementa: Estudo seletivo de autores, obras e questões relevantes para a compreensão da ficção contemporânea brasileira.
___________________________________________________________________

6º Semestre

Formação Histórica da Língua Românicas– 45h
Ementa:Estuda a origem, a constituição e expansão das línguas românicas, com ênfase na língua portuguesa, determinando os fatores sociohistóricos e lingüísticos que contribuíram para esse processo.
Estágio II – 105h
Ementa: Desenvolve estudos de casos e estudos diagnósticos com vistas à elaboração de projetos diversos para serem aplicados em espaços educativos variados, bem como mini-cursos e oficinas pedagógicas direcionadas a programas de ensino tanto para instituições como para projetos comunitários.
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa VI– 45h
Ementa: Estuda as noções gerais sobre a dinâmica da pesquisa com ênfase em métodos e técnicas nas ciências sociais. Revisão e levantamento bibliográfico da temática com objeto de pesquisa, com vistas ao T.C.C. Normas para elaboração de trabalhos científicos (ABNT). Estudo interdisciplinar do tema norteador: Linguagem e Cultura. Projeto de pesquisa aplicado a Língua e Literatura. Orienta e articula a socialização dos trabalhos realizados durante o semestre.
Literatura: Critica, História, Cultura e Sociedade. – 60h
Ementa: Estudo dos conceitos de crítica e história, relacionados aos conhecimentos da teoria, tendo em vista também a história dos fatos e valores sócio-econômicos, políticos e culturais numa perspectiva contemporânea que compreenda a literatura como fenômeno da cultura e como prática social, relacionada aos diversos campos do saber e da arte, numa abordagem intertextual e interdisciplinar.
Língua Estrangeira Instrumental I– 45h
Ementa: Estuda as relações gramaticais que se estabelecem na língua estrangeira em estudo, compreendendo a sua função na organização dos textos.
Aspectos da Literatura Portuguesa – 45h
Ementa: Reflexão sobre aspectos que norteiam o universo literário português, tanto em relação às formas narrativas quanto às formas poéticas. Enfoque de questões como o agenciamento mútuo entre passado e presente, o tratamento crítico de arquétipos e mitos, a busca de identidade cultural, a singularização da linguagem enquanto produtividade dinâmica de sentidos, entre outras.
Língua e Literatura Latinas– 60h
Ementa: Estuda a língua e as fontes literárias do Latim, focalizando a sua influência no panorama Literário Português.
Componente Adicional – 30h
Ementa:
___________________________________________________________________

7º Semestre

Estágio III– 105h
Ementa: Elabora  e desenvolve projetos de docência em classes de Ensino Fundamental, de 5ª. à 8ª. série, na área de Língua Portuguesa e Literatura, discutindo procedimentos didáticos e metodológicos para optimização do ensino da língua materna.
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa VII – 30h
Ementa: Orienta a construção de aporte teórico que fundamenta o trabalho científico nas diversas modalidades com vistas e elaboração do T.C.C. Orienta e articula a socialização dos trabalhos realizados durante o semestre. Estudo interdisciplinar do tema norteador: Linguagem e Ciência
Crítica Textual: Edições e Estudos– 45h
Ementa: Estuda os textos numa abordagem filológica, com ênfase para as teorias e modelos de edição pertinente às diversas situações textuais, considerando-os como instrumentos de análise lingüística e literária.
Língua Estrangeira Instrumental II – 45h
Ementa: Ocupa-se das estratégias de compreensão, interpretação e produção de textos, incluindo procedimentos e estratégias de tradução.
Constituição Histórica do Português Brasileiro– 60h
Ementa: Reflete sobre o processo de constituição do português do Brasil, observando a contribuição das línguas indígenas e africanas e dos elementos históricos e culturais que o diferenciam do português europeu.
Estudo da Produção Literária Baiana – 60h
Ementa: Estuda obras de autores baianos, discutindo aspectos fundamentais para a compreensão do quadro da literatura produzida na Bahia.
___________________________________________________________________

8º Semestre

Componente Adcional– 30h
Ementa:
Componente Adcional– 45h
Ementa:
Estágio IV– 105h
Ementa: Elabora e desenvolve projetos de docência, em classes de Ensino Médio na área de Língua Portuguesa e Literatura, discutindo procedimentos didáticos e metodológicos para optimização do ensino da língua materna.
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – 45h
Ementa: Desenvolve estudos de temas discutidos e trabalhos ao longo do curso vinculados à formação acadêmica, culminando na elaboração e apresentação de uma monografia.
http://www.uneb.br/seabra/dcht/letras-por/estrutura-curricular/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A arte de viver é a arte de conviver.

A arte de viver é a arte de conviver.

Pesquisar este blog

Seguidores

Deficiente é...

Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
Louco é quem não procura ser feliz com o que possui. Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.
E só têm olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce.
Anão é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois Miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus. A amizade é um amor que nunca morre.